Rua das Hortências, 1439

Sinop

(66) 3531-5355

Tire suas Dúvidas

Atendimento

Segunda à Sexta 07:30 às 18:30 Sábado 08:00 às 11:00

Sleeve Gástrico x Bypass Gástrico: qual tipo de cirurgia é melhor para você?

Seu objetivo é diminuir a fome e eliminar grande percentual de peso? Então existem duas alternativas que podem ser indicadas para seu caso: bypass gástrico ou sleeve gástrico. Dependendo do seu caso, uma técnica será mais indicada do que outra.

Pode parecer complicado, mas cada uma dessas técnicas de cirurgia bariátrica promove uma extensa lista de benefícios. No entanto, é claro que a determinação da técnica cirúrgica mais indicada vai depender de uma avaliação meticulosa do seu cirurgião. Por isso, cada indicação deve ser individualizada, levando-se em consideração questões anatômicas, comorbidades, perfil alimentar, etc.

Quer entender melhor o bypass gástrico e o sleeve? Vamos enumerar aqui as principais características destes dois métodos. Assim, você vai se informar das vantagens de ambos os procedimentos.

Vamos lá?

Cirurgia Bariátrica Sleeve: O que é e como funciona?

Em primeiro lugar, vamos entender o procedimento. A Gastroplastia Sleeve por Videolaparoscopia é uma técnica restritiva de cirurgia bariátrica, na qual é retirada  a grande curvatura gástrica. Isso envolve parte do corpo e o fundo gástrico do estômago.

Neste método, o estômago é transformado em um tubo que possui entre 80 e 100 ml de volume. Além disso, com a retirada do fundo gástrico, o  paciente deixa de produzir a substância grelina, responsável pela estimulação do apetite. Dessa forma, em casos bem indicados, a perda de peso da cirurgia bariátrica sleeve pode chegar a ser tão eficaz quanto no bypass gástrico.

Não é atoa que o método tem ganhado cada vez mais espaço na rotina dos cirurgiões. Como resultado, em algumas regiões o volume cirúrgico se equipara ao Bypass Gástrico.

Duração e riscos

Quando tudo ocorre normalmente, o tempo médio do procedimento é de 45 minutos. Assim dizendo, trata-se de um procedimento relativamente rápido.

No entanto, como qualquer operação, existem riscos. A complicação mais temida é o aparecimento de fístulas. Porém, com o advento das técnicas minimamente invasivas, o avanço da tecnologia e equipamentos mais modernos, as mesmas estão cada vez mais raras.

Casos específicos, nos quais a exclusão duodenal não é indicada, como por exemplo, pacientes idosos, portadores de doença inflamatória intestinal, portadores de doença celíaca ou gastrite atrófica, podem ser candidatos a gastroplastia sleeve.

Vantagens

Como informado anteriormente, cada uma das técnicas possui uma série de benefícios. Com isso, podemos listar aqui as principais vantagens deste método. São elas:

  • A absorção de determinados nutrientes permanece íntegra, já que não é feito o desvio intestinal;
  • Permite a avaliação endoscópica futura de todo o estômago residual e trato digestivo alto;
  • Emagrecimento mais gradual, defendido por diversos médicos e especialistas;
  • Ao em vez de ingerir 1L, que é o padrão habitual antes da cirurgia, o paciente consome de 50 a 150 ml de alimento;
  • A perda de peso alcançada é maior do que a obtida com a banda gástrica ajustável, sem precisar de ajustes da banda.

Desvantagens

  • Apesar de não haver desvio intestinal, alguns nutrientes ainda podem ter sua absorção aquém do ideal. Isso acontece devido a eliminação de substâncias produzidas no antro gástrico;
  • Apesar de raro, caso o paciente evolua com fístula, a mesma apresenta maior dificuldade de fechamento;
  • Trata-se de uma técnica refluxogênica. Ou seja, alguns pacientes podem vir a desenvolver doença do refluxo gastroesofágico após o procedimento;
  • Apresenta menor potencial metabólico se comparada a técnicas com derivação intestinal;
  • Procedimento irreversível.

O que é Bypass Gástrico? 

Este é um dos tipos de cirurgia bariátrica mais realizados no Brasil e no mundo. Na verdade, ele corresponde a cerca de 75% dos procedimentos, apesar de estar perdendo espaço para o sleeve ao longo dos últimos anos. Dessa forma, esta técnica cirúrgica bariátrica é a mais estudada há quase 60 anos.

Tudo isso se deve ao fato de que o procedimento costuma ser bastante efetivo. Já que o paciente geralmente elimina uma média de 40 a 45% do peso inicial. Também ocorre a redução da produção de grelina e alterações nas concentrações de hormônios intestinais (incretinas).

Mas como ele funciona?

Nesta técnica, o estômago é remodelado e reduzido a um reservatório de 20 a 30 ml de volume. Além disso, é realizado um desvio do trânsito intestinal, composto de três partes:

  • Alça alimentar: com aproximadamente 100 cm, conduz o alimento a partir do novo estômago;
  • Alça biliopancreática: com aproximadamente 100 cm, leva os sucos digestivos (bile, suco pancreático, suco gástrico) até o alimento ingerido no canal comum;
  • Alça comum: com 4 metros, onde é processado o encontro dos conteúdos das alças alimentar e biliopancreática, digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes.

Por isso, essa técnica de cirurgia bariátrica é considerada mista, visto que realiza duas intervenções: redução do estômago e desvio do intestino.

Vantagens

  • Técnica de escolha para pacientes com refluxo gastroesofágico;
  • Perda significativa de peso, superior ao sleeve;
  • Favorece a produção de hormônios intestinais capazes de aumentar a sensação de saciedade;
  • Otimiza a produção de hormônios incretínicos. Isso resulta em redução da resistência periférica à insulina e otimização da função de células beta pancreáticas;
  • Melhor efeito metabólico, com melhores taxas de controle do diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica.

Desvantagens

  • Devido ao desvio intestinal, pode haver redução da absorção de determinados nutrientes. Como resultado, pode ser necessário o uso regular de suplementação vitamínica;
  • Pacientes podem apresentar maior chance de evoluírem com síndrome de Dumping.

Bypass Gástrico X Sleeve Gástrico

Agora que você já viu as diferenças entre o bypass e o sleeve, além de aprender um pouco sobre como funcionam estes dois tipos de cirurgia bariátrica, chegou a hora de analisar outros quesitos.

Ambos os procedimentos são muito seguros. No entanto, a bariátrica sleeve é uma técnica irreversível. Já o bypass gástrico, teoricamente, pode ser revertido. Quando bem indicados, de acordo com o perfil do paciente, tanto um procedimento quanto o outro reduzem a fome, melhoram a saciedade e registram maior porcentagem de perda de peso. Tudo isso em relação a outros procedimentos.

Não deixe de agendar uma consulta e avaliar o seu caso.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Posts Populares

CADS SINOP

mais conteúdo

Cads - Sinop

A CADS – Clínica do Aparelho Digestivo de Sinop está localizada na cidade de Sinop/MT, dentro da Sinop Clínica, e tem como objetivo oferecer atendimento especializado para o tratamento e diagnóstico das doenças que envolvem o aparelho digestivo.

Calculadora IMC

× Fale no WhatsApp